• iniciativanegrasp@iniciativanegra.com.br
Iniciativa Negra

Iniciativa Negra

Quarta, 19 Setembro 2018

A arquitetura punitiva herdada do modelo imperial-escravista, onde as práticas de controle se desenvolveram no terreno das relações entre o senhor e o escravo em séculos e, portanto, dentro do âmbito privado, ao transferir-se para o Estado republicano, gerenciado pelos mesmos senhores, esforçava-se na extensão do discurso da inferioridade negra, desenhando novos manejos que reforçassem a naturalização da subalternidade.

Segunda, 17 Setembro 2018

O discurso de Michelle Alexander na abertura do evento, afirmando que não estava otimista com os caminhos percorridos pelas reformas recentes nas políticas sobre drogas nos Estados Unidos hoje nos levanta questões importantes para serem pensadas a nível global, mas também local, sobre os processos de reforma em debate pelos diversos setores.

 

Segunda, 17 Setembro 2018

As experiências negras nos diversos espaços do chamado mundo Atlântico do século XX, onde se construíam as ideias e instrumentos das modernas democracias ocidentais, e os diversos movimentos históricos contínuos de pessoas e de papéis através dos oceanos e de outras águas, encontra a marca da violência contra a nossa forma de existência, atravessa os mares e nos permite conectar eventos que deslocam problemas como o da liberdade, os fenômenos de raça e antirracismo e os seus movimentos políticos e revolucionários.

Terça, 15 Agosto 2017

O Geledés  Instituto da Mulher Negra tem uma parceria com a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas (INNPD). Ambas plataformas debatem o tema de política de drogas a partir de uma perspectiva dos direitos humanos, de raça, classe e gênero.

Terça, 15 Agosto 2017

O Geledés  Instituto da Mulher Negra tem uma parceria com a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas (INNPD). Ambas plataformas debatem o tema de política de drogas a partir de uma perspectiva dos direitos humanos, de raça, classe e gênero.

Quarta, 21 Junho 2017

As múltiplas faces da política de drogas em SP

Quarta, 21 Junho 2017

1° Seminário Internacional Juventudes e Vulnerabilidades: Homicídios, Encarceramento e Preconceitos

Quinta, 01 Junho 2017

A Iniciativa Negra Por Uma Nova Política Sobre Drogas é uma experiência coletiva em desenvolvimento, que identifica na retórica da guerra às drogas a principal justificativa política contemporânea para a manutenção de práticas sofisticada de perpetuação de opressão racial sob a população negra.

Entendemos que a chamada “ Guerra às drogas”  tem como resultados práticos a criminalização de todas as relações instituídas nos territórios pobres; o reforço de estigmas associados a população negra; e principalmente, configura uma autorização social de violação de direitos sobre os corpos negros.

A população negra é a mais afetada pela atual política de drogas, em todas as condutas. Os negros estão super representados na população em situação de rua em uso problemático de crack; estão super representados entre a população carcerária e ainda, no dado mais letal, é a cor da população que mais sofre “ homicídios”.

Surgimos para estimular novas narrativas e produzir sínteses da comunidade negra sobre essa temática, pois a colocação de nosso discurso sobre o tema transcende a localização de objeto de estudo e permite o protagonismo do outro lado da história. Ainda que o debate sobre drogas traga a superfície muitas feridas coletivas que tem como ponto incomum o atravessamento da guerra às drogas, compreendemos ser de grande potência a reunião sistematizada dessas reflexões em espaços plurais de encontro da comunidade negra.

Quinta, 08 Junho 2017

Rosane Borges é jornalista e pós-doutoranda da Universidade de São Paulo (USP). Ela é colunista da Carta Capital e da Boitempo, integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA-SP) e conselheira da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas.

Quinta, 08 Junho 2017

Fronteiras raciais do cárcere

É com esta abordagem que a Iniciativa Negra tratará a crise no sistema prisional em uma cobertura especial.

Página 1 de 2